- Trabalho o2
Análise comparativa de obras das vanguardas
1. Escolher uma obra das vanguardas indicadas pelo professor (a turma da noite optou pelo sorteio, sugiro o mesmo para o pessoal da manhã)
2. Analisar esta obra;
3. Relacionar esta obra com outras 2 (duas) obras de arte – após apresentar a proposta de exercício para a turma da manha pensei que a atividade estava muito pesada, abri a negociação para turma da noite, que sugeriu apenas duas obras, ao invés das 5 (cinco) que propus no início.
4. O trabalho será apresentado e entregue por escrito.
5. As apresentações começarão na semana do dia 10/05;
6. O trabalho escrito será entregue uma semana depois de cada apresentação;
Olhar para esta obra
Deve-se olhar para a imagem, dedicar tempo nessa olhada;
o Olhar o todo da obra;
o Perceber detalhes;
o Materiais,
o Gestos;
a forma como foi feita
Analisar a composição;
Aspectos sensoriais;
Linguagem;
Materiais;
Técnicas;
Ocupação do espaço;
Processo de criação da obra;
Estilização/deformação;
Maneira como é exposta;
Relação com o espectador;
Narrativa;
Idéias ou conceitos;
Para quê?
o A equação dessas observações deve indicar maneiras de se acessar os conteúdos da obra;
o Interpretar a obra - Traduzir
o Após a análise estabelecer conexões;
§ Contexto sócio-histórico;
§ Relações semânticas;
§ Relações processuais;
§ Reminiscência da obra;
§ Relações formais;
§ Relações com outras áreas do conhecimento;
· Literatura;
· História;
· Religião;
· Filosofia;
· Etc.
Deve-se:
¡ Estudar o contexto no qual a obra se insere;
¡ Analisar mais de uma obra do mesmo artista;
¡ Analisar obras de artistas próximos;
¡ Analisar as referências da obra;
¡ Verificar que outras obras dialogam com estas;
¡ Ler as idéias que norteiam o artista;
¡ Se informar sobre outras leituras da mesma obra ou de obras próxima;
¡ Perceber que relações são priorizadas pelo artista;
¡ Ignorar relações e informações que não auxiliam a compreensão da obra;
- LER É Fundamental
- OLHAR É Imprescindível
Não se explica uma obra de arte!
¨ Um dos pressupostos da obra de arte é que ela é aberta a interpretações, ou seja não existe um significado único e correto;
¨ O leitor ou observador deve se esforçar para criar significados válidos, que possam convencer o leitor de sua leitura;
¨ Trabalha-se com coerência/ validade, não com a verdade.
Exige-se do leitor acadêmico um grau de aprofundamento maior da análise;
O observador é um pouco artista
¨ Muitos teóricos e artistas atentam para esta relação entre olhar e criar;
¨ Quando se olha ou lê uma obra de arte, se cria uma nova obra, sem esta criação não houve leitura.
¨ Para tanto o olhar deve ser ativo, como um detetive que tenta re-fazer os gestos do assassino a partir dos vestígios deixados;
¨ O erro faz parte desse processo!
Falem somente o necessário!
¨ Nada de encher Lingüiça!
¨ Saiba a hora de ficar em silêncio!
¨ Fale bem do que você sabe!
¨ Se achar importante falar de alguma coisa, pesquise antes.
¨ Seja objetivo;
¨ Diga tudo que é necessário dizer;
Busque uma escrita clara e fluida;
Sejam ativos!
¨ Procurem o conhecimento, não fiquem esperando que o professor explique tudo;
¨ Leiam autores renomados executando as ações solicitadas – por exemplo as análises de obra feitas pelo Argan, Didi-Huberman, Ferreira Gullar, Cildo Meireles, Marcel Duchamp, Charles Baudelaire, Merleau-Ponty, Michel Foucault ou mesmo textos escritos pelos professores.
A melhor fonte de consulta ainda é a Biblioteca.
¨ Apesar dos avanços da tecnologia da informação, os livros ainda são as melhores fontes de consulta para um trabalho acadêmico.
¡ Pois é possível identificar o autor, a data, o contexto;
¡ Sua circulação é mediada por um circuito que dialoga com os pressupostos acadêmicos
Para evitar situações constrangedoras:
¨ Sempre faça da referência da autoria das apropriações de idéias ou construções textuais;
¨ procure desenvolver os textos de forma mais independente,
¨ escreva somente o que é indispensável para o raciocínio,
¨ quando se apropriar do texto de alguém, cite a fonte, mesmo sites
¨ busque fontes além da internet e cite a referência.
Cleuza - noturno - 1º semestre
ResponderExcluiranálise das obras
Prof. não consegui anexar as imagens no blog, por isso estou enviando-as para seu email, obrigada!!