domingo, 2 de maio de 2010

  • Trabalho o2

    Análise comparativa de obras das vanguardas

    1. Escolher uma obra das vanguardas indicadas pelo professor (a turma da noite optou pelo sorteio, sugiro o mesmo para o pessoal da manhã)
    2. Analisar esta obra;
    3. Relacionar esta obra com outras 2 (duas) obras de arte – após apresentar a proposta de exercício para a turma da manha pensei que a atividade estava muito pesada, abri a negociação para turma da noite, que sugeriu apenas duas obras, ao invés das 5 (cinco) que propus no início.
    4. O trabalho será apresentado e entregue por escrito.
    5. As apresentações começarão na semana do dia 10/05;
    6. O trabalho escrito será entregue uma semana depois de cada apresentação;




    Olhar para esta obra

    Deve-se olhar para a imagem, dedicar tempo nessa olhada;
    o Olhar o todo da obra;
    o Perceber detalhes;
    o Materiais,
    o Gestos;
    a forma como foi feita
    Analisar a composição;
    Aspectos sensoriais;
    Linguagem;
    Materiais;
    Técnicas;
    Ocupação do espaço;
    Processo de criação da obra;
    Estilização/deformação;
    Maneira como é exposta;
    Relação com o espectador;
    Narrativa;
    Idéias ou conceitos;

    Para quê?

    o A equação dessas observações deve indicar maneiras de se acessar os conteúdos da obra;
    o Interpretar a obra - Traduzir
    o Após a análise estabelecer conexões;
    § Contexto sócio-histórico;
    § Relações semânticas;
    § Relações processuais;
    § Reminiscência da obra;
    § Relações formais;
    § Relações com outras áreas do conhecimento;
    · Literatura;
    · História;
    · Religião;
    · Filosofia;
    · Etc.

    Deve-se:

    ¡ Estudar o contexto no qual a obra se insere;
    ¡ Analisar mais de uma obra do mesmo artista;
    ¡ Analisar obras de artistas próximos;
    ¡ Analisar as referências da obra;
    ¡ Verificar que outras obras dialogam com estas;
    ¡ Ler as idéias que norteiam o artista;
    ¡ Se informar sobre outras leituras da mesma obra ou de obras próxima;
    ¡ Perceber que relações são priorizadas pelo artista;
    ¡ Ignorar relações e informações que não auxiliam a compreensão da obra;

  • LER É Fundamental
  • OLHAR É Imprescindível


    Não se explica uma obra de arte!

    ¨ Um dos pressupostos da obra de arte é que ela é aberta a interpretações, ou seja não existe um significado único e correto;
    ¨ O leitor ou observador deve se esforçar para criar significados válidos, que possam convencer o leitor de sua leitura;
    ¨ Trabalha-se com coerência/ validade, não com a verdade.

    Exige-se do leitor acadêmico um grau de aprofundamento maior da análise;



    O observador é um pouco artista

    ¨ Muitos teóricos e artistas atentam para esta relação entre olhar e criar;
    ¨ Quando se olha ou lê uma obra de arte, se cria uma nova obra, sem esta criação não houve leitura.
    ¨ Para tanto o olhar deve ser ativo, como um detetive que tenta re-fazer os gestos do assassino a partir dos vestígios deixados;
    ¨ O erro faz parte desse processo!


    Falem somente o necessário!

    ¨ Nada de encher Lingüiça!
    ¨ Saiba a hora de ficar em silêncio!
    ¨ Fale bem do que você sabe!
    ¨ Se achar importante falar de alguma coisa, pesquise antes.
    ¨ Seja objetivo;
    ¨ Diga tudo que é necessário dizer;

    Busque uma escrita clara e fluida;



    Sejam ativos!

    ¨ Procurem o conhecimento, não fiquem esperando que o professor explique tudo;
    ¨ Leiam autores renomados executando as ações solicitadas – por exemplo as análises de obra feitas pelo Argan, Didi-Huberman, Ferreira Gullar, Cildo Meireles, Marcel Duchamp, Charles Baudelaire, Merleau-Ponty, Michel Foucault ou mesmo textos escritos pelos professores.


    A melhor fonte de consulta ainda é a Biblioteca.

    ¨ Apesar dos avanços da tecnologia da informação, os livros ainda são as melhores fontes de consulta para um trabalho acadêmico.
    ¡ Pois é possível identificar o autor, a data, o contexto;
    ¡ Sua circulação é mediada por um circuito que dialoga com os pressupostos acadêmicos

    Para evitar situações constrangedoras:


¨ Sempre faça da referência da autoria das apropriações de idéias ou construções textuais;
¨ procure desenvolver os textos de forma mais independente,
¨ escreva somente o que é indispensável para o raciocínio,
¨ quando se apropriar do texto de alguém, cite a fonte, mesmo sites
¨ busque fontes além da internet e cite a referência.

Um comentário:

  1. Cleuza - noturno - 1º semestre
    análise das obras

    Prof. não consegui anexar as imagens no blog, por isso estou enviando-as para seu email, obrigada!!

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