www.dulcina.art.br SDS BL “C” N°30/64 32245364
PLANO DE CURSO
CURSO: Licenciatura em Artes Visuais
DISCIPLINA: História da Arte na Modernidade
PROFESSOR(A): Atila Ribeiro Regiani
SEMESTRE: 1º 2010
TURMA: A e C
CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 72h
1 – EMENTA
2 – OBJETIVO GERAL
Possibilitar a compreensão, crítica e criação a partir do conhecimento de conceitos e práticas da arte na modernidade compreendida entre o romantismo (1750) e o início da pós-modernidade na segunda metade do século XX.
História
Teoria
3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender e analisar obras de arte no período indicado;
• Produção crítica.
4 – CONTEÚDOS
• Romantismo/ neo-classicismo;
• Realismo/impressionismo;
• Fauvismo/Simbolismo
• Vanguardas históricas do século XX;
5 – METODOLOGIA
Debates e apresentação de conceitos verbal e visualmente;
Revisão de leitura;
Produção crítica;
6 - AVALIAÇÃO
Qualitativa e processual
1) Artigo 01 10%
2) Artigo 02 10%
3) Artigo 03 30%
4) Leitura de Obra (apresentação) 20%
5) Produção poética 01 (10%)
6) Produção poética 02 (10%)
7) Produção poética 03 (10%)
Total 100% = 10,0
7 – REFERÊNCIAS Bibliográficas
BÁSICA:
ARGAN, O. Arte Moderna. SP: Cia das Letras, 1992
CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
COMPLEMENTAR:
GULLAR, F. Etapas da Arte Contemporânea. RJ: Reavan, 1985.
BURGER, P. Teoria da Vanguarda. SP: Martins Fontes, 2008.
BENJAMIN, W. Sociologia. SP, Ática, 1985 (2a ed., 1991)
____ .Baudelaire. Obras escolhidas III. São Paulo, Brasiliense. 2001.
BAUDELAIRE, C. As flores do mal. RJ: Nova Fronteira, 1985.
_____. A modernidade de Baudelaire. RJ: Paz e Terra, 1988.
CHILVERS, I. Dicionário Oxford de Arte. S.P., Martins Fontes, 2001
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. S.P., ed. 34, 1998
GOMBRICH, E. H. A história da arte. R.J., Ed. Guanabara, 1988.
HAUSER. A . História social da literatura e da arte. S.P., Martins Fontes, 1992.
JANSON, H. Iniciação a história da arte. S.P., Martins Fontes, 1992
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987.
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
____ . O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)